Novo ícone do turismo gaúcho, o Parque da Orla será lançado oficialmente no dia 05 de Julho

Novo ícone do turismo gaúcho, o Parque da Orla será lançado oficialmente no dia 05 de Julho

Cerca de 5 milhões de pessoas ao ano poderão usufruir, muito em breve, do maior parque temático turístico de valorização da cultura e da história do povo que forma o Rio Grande do Sul: o Parque da Orla. Colocando Porto Alegre em uma nova posição no turismo brasileiro e internacional. A pedra fundamental será lançada em evento no próximo dia 05 de julho, a partir das 19h, na Casa do Gaúcho (Av. Loureiro da Silva, 255 - Praia de Belas, Porto Alegre).

Concessionária responsável pela revitalização e administração do Harmonia e do Trecho 1 da Orla do Guaíba, área de 250 mil metros quadrados que compõem o Parque da Orla, realizará melhorias e a operação do parque que terá o custo estimado de R$ 281,1 milhões ao longo de todo o contrato.

As primeiras obras já possuem data para iniciar e o cronograma de revitalização, assim como outras informações, serão divulgadas durante a cerimônia de apresentação para autoridades, imprensa e líderes do turismo nacional.  

"Estamos empolgados com o projeto. Foram meses intensos de pesquisas, aprendizados e trocas com dezenas de profissionais de diversas áreas para criar o Parque da Orla. Na Orla teremos um espaço ainda mais valorizado e recheado de atrações, já o Harmonia irá respirar e transpirar o nosso folclore, natureza, histórias, cultura, a etnia gaúcha e inovações", afirma Carla Deboni, diretora administrativa da GAM3 Parks.

NOVIDADES

A mais recente, ocorreu no início de junho, quando os oito primeiros quiosques foram instalados na Orla. Cada quiosque oferece produtos de segmentos variados. Além disso, serão instalados mobiliários para descanso, como cadeiras e guarda-sóis. A iniciativa da concessionária visa atender uma demanda do público que frequenta o Trecho 1 e reclama da falta de opções gastronômicas e áreas para contemplar o melhor pôr-do-sol que a cidade oferece.

"Nosso trabalho é diário em busca de opções de lazer com qualidade e segurança ao público que frequenta a Orla. O projeto [Parque da Orla] será dos gaúchos para os gaúchos e dos gaúchos para o mundo. Somos um consórcio de empresas daqui, mas com visão de cultura global. Queremos projetar o nosso estado no cenário mundial de cultura, eventos e entretenimento, mas, claro, preservando e valorizando a nossa tradição", avisa Vinicius Garcia, diretor de negócios da GAM3 Parks.

Outra ação importante já implementada é o Recicla Guaíba, primeiro programa de sustentabilidade contínua da Orla do Guaíba. Uma iniciativa da GAM3 Parks e da Polen, startup de economia circular.  Ao longo do trecho 1 da Orla serão instalados pontos de entrega voluntária, os PEV's, para descarte de resíduos. A iniciativa é pioneira na cidade e proporciona uma alternativa sustentável tão necessária na atualidade.

Roda Gigante

Com um investimento superior a 60 milhões de reais, uma das grandes atrações na revitalização do Parque Harmonia. A novidade terá 66 metros de altura, 30 cabines fechadas, capacidade de 06 pessoas e todas climatizadas. Em seu miolo, o aparelho permitirá a contemplação de quem passeia pelo Harmonia e Orla do Guaíba, pois terá visual mais limpo e icônico. Outra vantagem é a iluminação que será fixa e adaptável em painéis de led. 

Atrações folclóricas 

Espalhados pelo Harmonia haverá atrações relacionadas ao folclore gaúcho. A Salamanca do Jarau deverá ter uma praça batizada em seu nome. O Negrinho do Pastoreio, um carrossel em sua homenagem. O herói guarani Sepé Tiaraju e a lenda da origem da erva-mate também serão contemplados. 

Praça da Harmonia 

Inspirada na dança do Pau de Fita, a Praça da Harmonia receberá uma ampla cobertura criando um ambiente de celebração e manifestação da cultura local. Junto da praça terá área de comércio e alimentação, o Open Mall. Estrutura temática com mais de 40 operações de comércio e gastronomia, a arquitetura será alusiva às etnias gaúchas e grande potencial de visitação.

Parque Harmonia 

O Parque Harmonia é um ponto tradicional do Rio Grande do Sul e contará com um dos maiores espaços para eventos ao ar livre do Sul do Brasil, com capacidade para mais de 40 mil pessoas. A atração e produção de megaeventos é um dos grandes objetivos da GAM3, assim como: Acampamento Farroupilha; Rodeio de Porto Alegre; Oktoberfest de Porto Alegre; Festival de Cerveja Artesanal; Festival de Inverno;  Festival das Etnias; Festival Náutico do Rio Grande do Sul; dentre outras datas comemorativas.

Nova estrutura para o Acampamento Farroupilha, grandes e mega eventos

A intenção é trazer ainda mais estrutura para os festejos de 20 de setembro, já que o acampamento contará com piquetes regularizados e estrutura com água e luz, honrando o berço do tradicionalismo e transformando o evento em um dos maiores da cultura folclórica do mundo. Este espaço, a Terra Farroupilha, será também um dos principais espaços para grandes e mega eventos da cidade.

Atrações na Orla

Na Orla 1, a qual já está revitalizada, buscando ampliar o espetáculo proporcionado pela natureza, serão instalados equipamentos de estrutura e lazer, estimulando a circulação e permanência do público em toda sua extensão, além de preservar os espaços já existentes. Dentre as atrações estão: show de águas dançantes, show de projeção em tela d'água, show de drones, bumper boat, barquinhos de controle remoto, guarderias, poitas, decks flutuantes e operações de gastronomia.

Dinossauros e caminhadas 

O projeto prevê uma passarela para pedestres por entre e sobre as árvores, num percurso diferenciado sobre a reserva do parque. Ao lado desse local, estão previstas atrações relacionadas ao sítio arqueológico de Santa Maria, onde foram encontrados os primeiros dinossauros do mundo, da época do triássico. Réplicas destes dinossauros e dos fósseis, e sua contextualização, buscarão apresentar ao gaúcho e aos turistas este aspecto tão único do estado, em conjunto com experiências e conteúdos informativos e divertidos para crianças e famílias.

Estruturas remodeladas 

As tradicionais Casa do Gaúcho e a Churrascaria serão remodeladas e modernizadas, bem como sua infraestrutura onde é construído o evento dos Festejos Farroupilhas, conferindo um grande upgrade de qualidade ao evento e aos 300 piquetes que todos os anos serão montados para a festividade.  

Estacionamento

Pensando na melhoria de acesso e segurança do público, serão instituídos estacionamentos posicionados estrategicamente na extensão do Parque Harmonia, gerando mais de 1.200 vagas.

No projeto também há espaço kids, pet, áreas de lazer, cultura, gastronômicas, ações para mega eventos e projetos, entre outros. Todos os detalhes serão apresentados em cerimônia oficial em 05 de julho às 19h no Parque do Harmonia para autoridades, imprensa e personagens ligados ao trade do turismo. 

Informações Adicionais

  • Jeania Romani
Empreendedor pioneiro da Internet brasileira no Fó...
Combate à COVID: vacinas estarão disponíveis pela ...

Posts Relacionados