Trem Regional da Serra Gaúcha foi o principal assunto da reunião da Amserra

Trem Regional da Serra Gaúcha foi o principal assunto da reunião da Amserra

O assunto preeminente da reunião da Amserra desse mês de maio, foi a construção do trem regional da Serra Gaúcha. De acordo com o projeto prévio, a linha férrea irá de Bento Gonçalves a Vacaria. Cambará do Sul, Canela e Nova Petrópolis já possuem uma lei autorizando a participação no consórcio.

Com investimento de 1,5 bilhão de dólares, a ideia é concluir o projeto até o próximo mês de novembro. “Serão 372 km de trilhos e estações em todas as cidades contempladas com a linha férrea”, afirma o presidente do consórcio Arnildo Schildt.

De acordo com Arnildo, investidores da China e dos EUA estão interessados no projeto.“O Governo Federal apoia o projeto, mas a lei brasileira permite uma velocidade máxima de 40km/h nos vagões, há um o pedido para que seja liberado a velocidade de 80km/h”, diz.

No dia 25 de maio, na UCS, em Caxias do Sul, ocorrerá um grande encontro com líderes municipais para finalizar o projeto do Trem.

O prefeito de Canela e presidente da Amserra, Constantino Orsolin, trouxe pautas importantes para os municípios participantes. Abordou a Marcha dos Prefeitos, que ocorreu em Brasília no final do mês de abril. E também debateu a respeito da nova lei de improbidade administrativa, royalties do petróleo, previdência, mobilidade de trânsito, lei das licitações, piso do magistério, saneamento básico, e percentuais inalcançados nos anos de 2020 e 2021, que poderão ser corrigidos até 2023.

Ficou acordado que a Amserra enviará correspondência a respeito da reforma tributária e o ISSQN que será somado junto ao ICMs, para a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul-Famurs.

Estavam presentes no encontro, além dos já citados os prefeitos de Nova Petrópolis Darlei Wolf e de São Francisco de Paulo Marcos Aguzzolli, além do vice-prefeito de Gramado Luia Barbacovi.

O próximo encontro da Amserra ocorrerá dia 10 de junho, em Nova Petrópolis.

Informações Adicionais

  • Prefeitura de Canela
  • Luciana Zanatta
  • Diego Santos/ Estrategiacom
Cara de Mau encerra 3ª edição do projeto "Pizzaiol...
RGE interrompe fornecimento de energia elétrica ne...

Posts Relacionados