Romaria de Caravaggio de Canela

Romaria de Caravaggio de Canela

Desde antes do amanhecer deste domingo, 22, as ruas no entorno da Catedral de Pedra já estavam lotadas de automóveis, caminhões e motocicletas. Os motoristas aguardavam ansiosos pela saída da Romaria Motorizada, que contou também com a participação de ciclistas.

Seguindo o caminhão que conduziu a Santa peregrina muitos ciclistas, motociclistas, carros de passeio, caminhões e vans participaram do cortejo, da Igreja Matriz até o Santuário de Caravaggio. Até às 14h ainda chegavam carros no Santuário, sendo esta uma das maiores romarias motorizada dos últimos anos.

A Missa campal, na chegada da procissão, foi presidida pelo reitor do Santuário Padre Victor Farias que chamou a atenção de quem participava, lembrando da necessidade de termos momentos de encontro para expressar a fé e a devoção.

Adilson de Matias, 53 anos, que trabalha com caminhão desde os 16 anos, dirigiu o caminhão que levou a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Ele contou que passou por momentos muitos difíceis profissionalmente e que a fé na Mãe de Caravaggio o salvou. Desde que se mudou para Canela, há seis anos, Adilson ajuda voluntariamente o Santuário e a organização do evento.

A organização desta edição convidou a comissão festeira de 2020/21 para que conduzisse a Santa peregrina na chegada da Romaria até o altar, antes da Missa. Este é sempre um momento emocionante para os festeiros, como são carinhosamente chamados e, em função da pandemia nos últimos dois anos a comissão festeira não teve esta oportunidade.

No sábado, 21, ocorreu a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, com mais de três mil pessoas na procissão, voltada aos jovens e as crianças. Durante o dia, no parque do Santuário, a programação também foi dirigida a eles.

Em 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, ocorrerá a grande Romaria a Pé, quando são esperados milhares de devotos que vão ao Santuário pagar promessas e pedir graças a Santa Milagrosa. Pagadores de promessas fazem o trajeto de 7km em oração, muitos de pés descalços, com crianças vestidas de anjo e alguns até carregando grandes cruzes.

A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio está em sua 62ª edição, é o mais antigo evento de Canela e um dos maiores eventos religiosos da Diocese de Novo Hamburgo.

O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da cidade.

Informações Adicionais

  • Lu Zanatta
  • Diego Santos/Estrategiacom
Tradicional palco do MDBF, casinha do Blues viajar...
Milhares de jovens e crianças demonstram sua fé, e...

Posts Relacionados